O LAMA Teatro, estrutura de criação artística oriunda de Faro, que tem na sua direcção artística o actor e encenador João de Brito, assume o Algarve enquanto principal incubador da sua produção artística, pretendendo desta forma, dar o seu contributo para a visibilidade e relevância desta região, no cenário artístico e cultural nacional e internacional. O LAMA Teatro foi fundado em 2010, tendo como objectivo o desenvolvimento de uma abordagem artística contemporânea e multidisciplinar, que se debruça sobre várias dramaturgias, resultando daqui uma adaptação de textos dramáticos de outros autores, mas também, na criação de obras originais para todos os públicos.

A mediação cultural é outro dos eixos principais do trabalho desenvolvido pelo LAMA Teatro e que assenta na premissa de que o acesso à fruição e à prática artística, corresponde a uma necessidade humana e social capaz de corrigir assimetrias. A realização de acções, iniciativas e práticas permanentes de formação e de fruição artística, permite a criação de um contexto favorável, onde se pretende contribuir para a democratização do acesso às Artes.

No seu historial destacam-se parcerias com instituições culturais de enorme relevância nacional: Teatro Nacional D.Maria II, Teatro da Trindade, Centro Cultural de Belém, São Luiz Teatro Municipal, Culturgest, Lu.Ca, Teatro Viriato, Cine-teatro Louletano, Teatro das Figuras, entre outros. Em 2021, nasce a MOCHILA – Festival Internacional de Teatro para Crianças e Jovens, que acontece anualmente na cidade de Faro.

Estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes e apoiada pelo Município de Faro.