Aqui no Paraíso

Aqui no Paraíso, de Pär Lagerkvist

Encenação e adaptação de Miguel Fonseca

Interpretação de Ana Gil, João de Brito e Miguel Branca

Figurinos de Vanessa Espadinha

Sonoplastia de João Santos

Produção executiva de João Dias

Produção Teatro Agita

A Sala Estúdio do Teatro da Trindade, confirmando a sua tendência para a apresentação de dramaturgias contemporâneas, acolhe “Aqui no Paraíso”, criado a partir de uma obra de um dos mais importantes nomes da literatura sueca, Pär Lagerkvist, prémio Nóbel em 1951.

“Os homens gostam de se ver reflectidos em espelhos pouco transparentes”
Pär Lagerkvist

SINOPSE
Aqui no Paraíso é um espectáculo baseado no tríptico “A hora difícil” do prémio Nobel da Literatura, Pär Lagerkvist. Em três momentos distintos uma personagem é confrontada com a sua própria morte, não tendo porém total consciência do estado em que se encontra ou do rumo a seguir. Os instantes imediatos pós morte e a “vivência” nessa condição moribunda num purgatório vazio são neste espectáculo metáforas e reflexões do Homem contemporâneo e da brutalidade da sua existência.

Interpretado por três actores, com setenta minutos de duração onde se transporta o espectador para o mundo do inconsciente, privilegiando a livre interpretação e as diferentes sensibilidades aos símbolos presentes no texto do prémio Nobel Sueco. Um espectáculo onde Sonho e Pesadelo, o Bem e o Mal, o Amor e a Solidão, o Inconformismo e a Resignação se confrontam e complementam duma forma insólita. Aqui no Paraíso revela momentos cruciais que deambulam entre o real e o fantástico, carregados de ironia e tormento, apelando à eminência da utilidade da Vida.O Autor:É considerado uma das mais importantes figuras da literatura sueca contemporânea, fazendo parte da Academia Sueca e tendo recebido o Prémio Nobel da Literatura em 1951.